<Sandra Cruz - Consultoria de Carreira


Artigos

Compartilhe

Uma aula sobre liderança




Sempre que sou convidada a dar um curso sobre Liderança faço muitas reflexões antes de entrar na sala de aula. Afinal, a expectativa dos participantes, normalmente, é adquirir conhecimentos teóricos que os façam superar suas dificuldades do dia a dia que não são nada teóricas! Assim, concluo que há grandes chances de que tais expectativas sejam frustradas.   Falar...


Prevenção de conflitos nas empresas: é preciso ter ampla percepção e saber motivar mudanças internas




Para falarmos sobre prevenção de conflitos, creio ser oportuno começarmos por entender o que é conflito e por que eles surgem. Uma das definições mais elucidativas que já ouvi diz que conflito é “qualquer situação onde exista uma oposição pessoal, interpessoal ou grupal sobre algum interesse ou valor. Essas oposições surgem quando as pessoas contestam ideias, atitudes...


Entrevista de emprego: um detalhe pode fazer toda a diferença




No início de cada ano é natural que as pessoas se animem em estabelecer uma série de mudanças em suas vidas. Planejar a carreira e procurar um novo emprego está entre as mais cotadas. Com isso, busca-se ajuda em diversas fontes de informação sobre como ser bem sucedido em um processo seletivo. Encontradas as possíveis oportunidades e mesmo sentindo-se preparadas para ocupar...


Comunicar-se: um desafio surpreendente




De acordo com a etimologia, comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". É um fenômeno inerente às relações que os seres vivos mantêm entre si. No caso dos seres humanos, a comunicação é um ato próprio da atividade psíquica, que deriva do pensamento, da linguagem e...


Coaching - um processo de aprendizagem pessoal




Hoje eu gostaria de reforçar uma questão importante. O Coaching é um processo de aprendizagem pessoal. Requer vontade de crescer, coragem para mudar, determinação para desaprender e reaprender e muita seriedade por parte do profissional (Coach) e do cliente (Coachee), não precisando, contudo, ser algo "pesado". Pode (e deve) ser uma jornada leve e agradável.O Coaching...


A abordagem dialógica no Coaching




Quando introduzimos o processo dialógico no Coaching geramos interações significativas e profundas entre o profissional que o conduz (Coach) e seu cliente (Coachee), permitindo que este perceba e analise seus pressupostos, valores e crenças. Essa investigação o conduzirá a um “dar-se conta”, ou seja, uma melhor compreensão dos automatismos de sua linguagem, os quais...