Entrevista de emprego: um detalhe pode fazer toda a diferença




Entrevista de emprego: um detalhe pode fazer toda a diferença


No início de cada ano é natural que as pessoas se animem em estabelecer uma série de mudanças em suas vidas. Planejar a carreira e procurar um novo emprego está entre as mais cotadas. Com isso, busca-se ajuda em diversas fontes de informação sobre como ser bem sucedido em um processo seletivo.

 

Encontradas as possíveis oportunidades e mesmo sentindo-se preparadas para ocupar as vagas selecionadas, é natural que as pessoas fiquem nervosas antes de participar de uma entrevista de emprego. As atuais exigências feitas pelas empresas – que aumentam conforme o cargo se eleva – são as principais responsáveis por esse incômodo causado nos candidatos. Por este motivo, é preciso ter consciência das dificuldades a serem vencidas e saber se portar diante delas.

 

Além de preencherem os requisitos técnicos, conceituais e de estarem emocionalmente preparados para participar de uma seleção, os candidatos necessitam prestar atenção a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Desde um bom currículo até o agradecimento pela oportunidade: o entrevistador está atento a tudo e os candidatos, se não quiserem ser desclassificados já no primeiro contato, precisam se adequar a todos esses detalhes.

 

Abaixo, elenco algumas dicas importantes para quem busca ser bem sucedido nessa “empreitada”:

 

ü  O currículo é a chance de o candidato causar a sua “primeira boa impressão”. Ele deve ter coerência, objetividade e clareza. Por isso, muitas vezes ele precisa ser reestruturado, enfatizando:

          - foco na(s) área(s) de interesse;

          - quantificação e qualificação dos resultados alcançados;

          - trajetória de carreira (sem repetições desnecessárias);

          - formação acadêmica e cursos complementares (somente os relevantes).

          - informações adicionais somente se forem coerentes com a vaga pleiteada.

 

ü  Recebeu a ligação para a entrevista? Deixe para acertar salário e benefícios pessoalmente. Não demonstre ansiedade. Face a face você pode valorizar mais seu trabalho e sua experiência. E se a ligação foi só para perguntar sobre esses valores, tente argumentar e gerar uma oportunidade de entrevista pessoal.

 

ü  Tranquilidade e autoconfiança durante a entrevista. É sempre adequado levantar previamente o máximo de informações sobre a empresa, segmento de mercado, produtos, concorrência, enfim, buscar conteúdo para embasar a conversa com o entrevistador. No entanto, no momento da entrevista, fazer perguntas adicionais e específicas sobre a organização é fundamental para demonstrar real interesse sobre o contexto do possível novo empregador.

 

ü  Ainda durante a entrevista é fundamental manter o equilíbrio entre demonstrar total domínio de sua experiência e das competências adquiridas ao longo de sua carreira e a humildade necessária para mostrar-se aberto a novas experiências e conhecimentos. Afinal, cada novo emprego requer do profissional uma postura de aprendiz, independente do nível hierárquico pleiteado.

 

ü  E-mail de agradecimento ao entrevistador. Parece um pequeno detalhe, mas pode ajudar a conquistar sua vaga na empresa. Confirma uma postura atenciosa e educada que certamente o diferenciará dos demais. Mas lembre-se: não seja piegas e, sim, gentil.

 

ü  Fazer follow-up após a entrevista é sempre um dilema para os candidatos. Isso pode ser eliminado se ficar combinado com o entrevistador como e quando esse acompanhamento pode ser feito respeitando o ritmo do processo.

 

Uma oportunidade surgiu e você não foi o escolhido? Não desista! Lembre-se que determinação, persistência e motivação são fatores imprescindíveis e permeiam a carreira de qualquer profissional, não somente durante os processos de transição, como também ao longo de toda a trajetória profissional.

 

 




Compartilhe